Você sabe qual é seu tipo de cerveja predileto? Confira o nosso “guia de bolso” e conheça algumas das variações de cerveja mais consumidas em todo o planeta
Acho que você vai concordar comigo que a cerveja é quase unânime entre os apreciadores de bebidas alcoólicas.
O brasileiro adora tomar uma “gelada” (ou várias) com os amigos no bar, ou mesmo com a família em alguma ocasião especial. Você já reparou como ela sempre está em evidência no dia a dia?
Sempre que estou conferindo meu feed no Instagram, por exemplo, eu vejo vários posts acompanhados pela boa e velha “breja”.
Mas o que nem todos os cervejeiros sabem é que existe uma grande variedade de tipos de cerveja que, na minha humildade opinião, deveria ser provada por todo mundo!
Conhecer as variações bebida te ajuda a saborear melhor os ingredientes, conhecer novos aromas e até a escolher melhor os aperitivos para acompanhar.
Então vem comigo que vou te mostrar o que existe de melhor quando se fala dessa paixão nacional (e mundial)!
Variedades de cerveja
Podemos dividir as cervejas mais conhecidas do grande público em dois grupos principais: Ale e Lager.
Lager
A Lager é a cerveja mais consumida no mundo. Isso porque ela tem um sabor mais suave e não azeda em temperaturas mais elevadas.
Ela é fermentada em baixa temperatura, resultando em uma cerveja clara, com teor alcoólico de baixo para médio (geralmente entre 4 a 5 %) e com sabor mais característico do malte e o do lúpulo, que são ingredientes mais comuns.
A cerveja Lager é dividida em diferentes estilos, sendo eles:
- Pilsen
- Bock
- Doppelbock
- Dortmunder Export
- Dunkel
- Schwarzbier
- Rauchbier
- Vienna
- Steinbier
Ale
As cervejas do tipo Ale são consideradas cervejas “antigas”, isso porque era o único tipo de cerveja disponível no mercado até a invenção das Lager no século XIX.
Por esse motivo, também, o seu processo de fabricação é mais antigo e o resultado é uma bebida mais encorpada, com maior teor alcoólico e com sabores variados, de acordo com os condimentos acrescentados.
As principais cervejas do tipo Lager
Pilsen
A Pilsen é um tipo de cerveja fabricado exclusivamente a partir da cevada. É caracterizada pela sua cor dourada clara e por um sabor mais leve, característico do lúpulo, e levemente amargo. Os exemplos de cerveja Pilsen são a Heineken e a Cauim.
É comum confundir as Pilsen com as Lager, principalmente no Brasil. A diferença é que no primeiro grupo se enquadram apenas as cervejas “puro malte”.
American Lager
A american Lager é uma das cervejas mais consumidas no mundo. São cervejas suaves, pouco amargas e de cor clara. Em sua composição são usados grãos não maltados, como o milho e o arroz.
Alguns exemplos de American Lager são: Budweiser, Brahma, Skol, Itaipava, Kaiser e a Stella Artois.
Bock
Bock é o nome dado a uma cerveja alemã, de cor escura e com um sabor que lembra chocolate e nozes, com um maior teor alcóolico, podendo chegar a 14%. É uma cerveja muito consumida no inverno.
São exemplos de cerveja Bock: Gauden Bier Bock, Hausen Bier Bock e a Kaiser Bock.
Malzbier
Considerada uma “dark lager” por sua coloração mais escura, a Malzbier é uma cerveja com sabor mais adocicado, oriundo do caramelo e açúcar. Ela também é conhecida como uma bebida energética e de baixo teor alcoólico, entre 0 – 4%.
No mercado brasileiro é possível encontrar as variações Brahma Malzbier e Antarctica Malzbier, por exemplo.
As principais cervejas do tipo Ale
Indian Pale Ale
Também conhecida por IPA, essa cerveja do tipo Lager possui duas variações: a inglesa e a americana.
A versão americana possui um sabor mais amargo, aroma de frutas cítricas e tropicais, um maior teor alcóolico que a inglesa e uma coloração mais clara.
Já a versão inglesa é conhecida por possuir um equilíbrio entre malte e lúpulo, sendo menos amarga que a americana e uma coloração puxada para o cobre.
Alguns exemplos são: Goose Island IPA e Hausen Bier IPA.
Weissbier
As cervejas Weissbier são originárias da Alemanha, na região da Baviera e feitas a partir do trigo. São cervejas claras com sabor de frutas e especiarias, como banana, maçã, cravo e florais.
Você encontra esse tipo de cerveja nas Hefeweizen, Erdinger Dunkel, Weihenstephaner, entre outras.
Barley Wine
Também conhecida como Strong Ale, é uma cerveja conhecida pelo seu alto teor alcóolico, similar ao do vinho. Possuem um sabor adocicado, elevado amargor e uma coloração âmbar a cobre escura.
Alguns exemplos são: Schmitt Barweywine, Golden Pride e Heilige Barley Wine.
Agora que você já conhece os principais tipos de cerveja, que tal reunir os amigos para saborear e conhecer junto com você?
Tomar uma gelada com os parceiros nunca é demais. Saúde!
O post Quais são os principais tipos de cerveja? apareceu primeiro em Macho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário